Cuidados e Saúde

Os seguintes conselhos permitem-lhe fazer uma revisão mensal da saúde do seu cão. Se controlar mensalmente os 4 pontos seguintes, ajudará de forma activa o seu amigo a manter-se saudável.

Revisão da saúde do seu cão em 4 pontos:

1) Controlo do peso

Coloque-se ao lado do seu cão e veja com atenção a sua silhueta . Num cão com peso normal, a parte do corpo situada atrás da caixa torácica é claramente mais fina. Coloque as suas mãos à volta da caixa torácica do seu cão. Deve sentir as costelas, mas também não devem estar muito marcadas.

Se não conseguir sentir as costelas do seu cão, provavelmente tem peso a mais. Num cão assim, é normal encontrar gordura acumulada na cintura, entre a última costela e as patas traseiras.

Se num cão de pelo curto, as costelas podem ser vistas a olho nu(tirando a última), o animal está, provavelmente, demasiado magro. Se o seu cão tiver peso a mais, o seu veterinário poderá aconselhar um programa de perda de peso adequado ao seu amigo de 4 patas.

2) Pele e pêlo

Analise o pêlo junto à cabeça e ao dorso para garantir que a pele não está a escamar. Procure possíveis vestígios de pulgas, especialmente na parte traseira e na base da cauda. Um pêlo duro ou sem brilho pode ser sinal de doença. Nesse caso, consulte o seu veterinário.

3) Olhos e ouvidos

Os olhos devem estar limpos e sem restos de secreções. Puxe delicadamente a pálpebra inferior para baixo: o interior do globo deve ser rosado e a parte branca lustrosa. Normalmente, as orelhas devem estar limpas e com um tom rosado. Examine a cera, se for muito escura, pode ser devido à presença de parasitas ou de uma infecção. Se verificar algum problema nos olhos ou nas orelhas do seu amigo, consulte imediatamente o seu veterinário.

4) Dentes e gengivas

O cuidado com os dentes e as gengivas é tão importante para os nossos cães como para nós. Apesar de alguns cães não gostarem muito, a limpeza dentária é uma maneira eficaz de protegê-los contra doenças dos dentes e gengivas. Existem pastas e escovas de dentes adequadas para cães. Além disso, os especialistas recomendam regularmente dar snacks para a higiene dentária, muito fáceis de usar. Adaptam-se à boca do cão e têm uma estrutura especial para combater a placa e reduzir o tártaro.

Com que idade se deve começar a escovar os dentes de um cão? Deve-se habituar o cão a lavar os dentes o mais cedo possível, a partir dos 5 ou 6 meses. Também é possível fazê-lo com cães mais velhos, embora exijam mais paciência e insistência do que um cachorro. Não desanime se não conseguir à primeira e lembre-se que é para o bem do seu amigo.

Com que frequência devo escovar-lhe os dentes? O ideal é escovar-lhe os dentes diariamente ou, no mínimo, 3 vezes por semana.

O que posso fazer se não o conseguir? Se, apesar dos seus esforços, o seu cão não deixar que lhe escove os dentes ou se não tiver disponibilidade suficiente, existe uma alternativa válida: os snacks para higiene dentária.