Caniche

Caniche

História

O Caniche existe há séculos e encontram-se referências históricas desta raça na Alemanha, Inglaterra, Itália e França. Nas pinturas, este cão aparece quase sempre com o pelo cortado à leão, com o pelo das pernas rapado, excepto os tornozelos, um pompom na cauda, e a parte da frente do corpo com o pelo bem curto excepto no focinho e nas pernas. Este tipo de corte parece indicar que estes cães eram utilizados para a caça. Como o pelo pesa muito quando está molhado, certas zonas são rapadas para torna-lo mais leve. As caudas eram cortadas, visto que uma cauda longa podia enrolar-se no mato.

A palavra Poodle, nome pelo qual o Caniche também é conhecido, provém da palavra alemã “pudel”, que significa chapinhar a água. Embora sejam reconhecidas três espécies de Caniche, as suas diferenças residem apenas no seu tamanho. A maior espécie, o Caniche padrão, é a mais antiga e era usado como cão de caça na água. As espécies de menor tamanho são as que ganharam maior popularidade.

Vida média

O Caniche pode viver até aos 16 anos.

Tamanho médio

28 a 38 cm

Personalidade, características e temperamento

Seja qual for o seu tamanho, os Caniches são conhecidos pela sua inteligência. São cães bem dispostos, sociáveis, e excelentes cães de guarda.

Compatibilidade com outros animais

Excelente.

Cuidados

Os Caniches, como muitas outras raças, têm um pelo duplo do mesmo tipo e aparência que a lã de um cordeiro. O Caniche deve ser tratado com regularidade porque de outra forma o seu pelo vai tornar-se num manto de nós. O pelo do Caniche, embora precise de mais cuidados do a maioria das outras raças, é particularmente indicado para pessoas com alergias. Os tapetes, móveis e roupa dos donos vão manter-se sem pelo nem odor. O Caniche precisa de uma dieta equilibrada, exercício diário e alguma rotina. Têm de ser educados para conviver em casa e devem ser obedientes e fáceis de lidar. Acima de tudo, precisam de carinho. Em troca, o dono será compensado com amor, fidelidade e protecção.

Dono ideal

Qualquer pessoa. O Caniche é o companheiro ideal para pessoas que vivem num espaço pequeno e limitado.

Chihuahua

Chihuahua

História

O Chihuahua é a raça mais pequena do mundo e a sua história está envolvida em mistério. Há quem afirme que a raça teve origem na Ásia e outros crêem que nasceu na Europa. Deixando a sua origem de parte, é uma raça genuinamente mexicana. As estátuas encontradas em Chichen Itzá, Colima e noutros locias da América do Sul são muito idênticas com o Chihuahua. Esta constatação aliada ao facto de em vários dialectos Mayas a palavra “chi” significar cão, reforça a ideia de que os antepassados do Chihuahua vêm do período Maya.

Há dois tipos de Chihuahua: os de pêlo curto, suave e brilhante em todo o corpo; e o Chihuahua de pêlo comprido, liso e ligeiramente crespo, com a cauda longa.

Vida média

Estes pequenos e vigorosos cães vivem em média 12 anos, embora possam chegar aos 15 se tiver uma alimentação cuidada.

Tamanho e peso médios

A fêmea pesa normalmente 1,8kg e mede 15cm, o macho não é muito maior, pode pesar 2,7kg e atingir os 20cm de altura.

Personalidade, características e temperamento

O Chihuahua é um pequeno grande cão de companhia. Fica tão feliz por brincar sozinho no jardim como por dar um longo e animado passeio. Apesar do seu tamanho, estes cães têm um latido muito sonoro. A companhia humana é fundamental.

Compatibilidade com outros animais

O Chihuahua é um cão sociável e disfruta com facilidade da companhia de outros animais. Sabem defender-se, mas se existir um cão de maior porte em casa é melhor que sejam vigiados enquanto brincam, de forma a assegurar que nada de mal acontece.

Cuidados

Esta raça requer cuidados mínimos. Como se trata de um cão muito activo, deve ser alimentado em conformidade. Necessita apenas de algum exercício físico diário, já que não tende a ficar com excesso de peso. A raça com pelo comprido precisa de ser escovada, pelo menos, duas vezes por semana para que o pelo se mantenha saudável. A raça de pelo curto, dependendo da frequência com que saia de casa, precisa de menos manutenção.

Dono ideal

Por ser tão pequeno, adapta-se bem a quase todos os tipos de casas. É particularmente ideal para grandes cidades e vive feliz num apartamento pequeno, apesar de necessitar de algum exercício ao ar livre.

Cocker Spaniel

Cocker Spaniel

História

O Cocker Spaniel ganhou notoriedade enquanto cão de trabalho e de companhia durante o reinado de Henrique VIII. Nesta altura era conhecido como “wood-cocking spaniel”, um cão pequeno, capaz de entrar nos mais densos bosques e caçar várias aves.

No início deste século foi formado o Cocker Spaniel Clube de Inglaterra, que veio estabelecer o primeiro padrão desta raça destinada a caçadores que precisam de um cão pequeno, forte e activo, suficientemente resistente para trabalhar, carregando durante todo o dia, peças de caça sem se cansar.

Vida média

Estes adoráveis e fiéis cães vivem, normalmente, cerca de 14 anos, mas, com os cuidados que merecem e com uma alimentação correcta, podem chegar aos 16 anos.

Tamanho e peso médios

Em plena forma, a fêmea pesa cerca de 14kg e mede 38cm. O macho pesa 15kg e pode atingir os 41cm.

Personalidade, características e temperamento

Este alegre cãozinho será um grande amigo de toda a família e um companheiro fiel. Necessita bastante de companhia humana.

Compatibilidade com outros animais

Boa

Cuidados

Requer cuidados regulares, particularmente com o pelo. O pelo do focinho, das orelhas, da barriga e das patas deve ser cortado com regularidade. O robusto Cocker Spaniel pode viver dentro de casa ou no exterior, sempre que receber o carinho necessário vai adaptar-se bem a qualquer uma das situações.

Caso vá ficar no exterior, necessita de uma casota adequada, resistente à água, quente e sem correntes de ar no Inverno, e fresca no Verão. Se for viver dentro de casa, há que ter em conta que larga algum pelo. O Cocker Spaniel não é esquisito com a comida, gosta de quase tudo. Para que as suas orelhas se mantenham limpas, deve usar-se um comedouro estreito, de forma a que as orelhas fiquem por fora e não se sujem com comida.

Dono ideal

Definitivamente esta raça não é para uma pessoa que queira ter o animal fechado. Necessita de um dono consciente de que é um cão que exige cuidados e exercício.