Pinscher Miniatura

Pinscher Miniatura

História

O Pinscher miniatura é originário da Alemanha e está documentado como raça desde o principio do século XIX e mais formamelmente desde 1895 com a criação do German Pinscher Club. Os indicios desta raça remontam ao século XV e foi criada como um cão de estábulo, para caçarratos e ratazanas.

Vida média

O Pinscher miniatura pode viver 16 anos.

Tamanho e peso médios

25,5 a 30,5 cm
2.5 kg a 4 kg

Personalidade, características e temperamento

Este cão orgulloso e animado, de carácter 100% terrier, é um companheiro fiel e inteligente. É atrevido e um excelente cão de guarda.

Compatibilidade com outros animais

O Pinscher miniatura, desde que criado desde cachorro, dar-se-á bem como todo o tipo de animais de estimação, incluindo gatos e passaros, bem como afuguentará intrusos de qualquer tipo. Têm tendência a ser dominantes, pelo que terá que ter atenção os diferentes temperamentos.

Cuidados

O seu pêlo curto e forte exige poucos cuidados. Na Primavera e no Outono, uma massagem manual é o suficiente para eliminar o pêlo morto. Não necessitam de banhos com frequência, uma vez que estes eliminam o óleo natural da pele que protege o pêlo. Uma passagem rápida com um pano humedecido num produto de limpeza facial e umas gotas de óleo de eucalipto, será suficiente para manter-lhe o pelo limpo e as pulgas afastadas. As unhas devem ser mantidas curtas: corte-as um pouco, todas as semanas, para que as patas estejam sempre saudáveis e para que pisem correctamente o chão.

Um Pinscher miniatura pode ser um membro de familia muito dinâmico, alerta e interactivo, que por vezes se poderá comportar como uma criança revoltada. Será um cão engraçado e divertido, caso tenha regras básicas para viver em casa, desde o inicio. Deverá ser firme e determinado, não deixando que a vontade dele prevaleça. Nunca o passei-e sem trela, pois por vezes só ouvem o que querem.

Dono ideal

Qualquer pessoa excepto crianças pequenas e adultos com excesso de peso, pois são cães demasiado activos. Tendem a ser afectuosos com toda a familia e desfrutam da companhia de todos, podendo eligir um membro em particular como melhor amigo.

Pomerania

Pomerania

História

Acredita-se que o Pomerania é desecendente de cães Spitz que chegaram à Pomerania pelo norte da Rúsia e Sibéria. Tem antepassados em comum com outras raças árticas, como o Samoyedo e o Keeshond. Os primeiros cães eram utilizados como cães de guarda e como puxadores de trenós. Na época a raça podiam chegar aos 14 kg. Os cães mais pequenos eram escolhidos como cães de companhia e mais tarde estes exemplares foram cruzados entre si, numa tentativa de reduzir o seu tamanho. O Pomerania estabeleceu-se enquanto raça no século XVIII, depois de atrair o interesse da realeza britânica.

Vida média Os Pomerania vivem entre 10 e 12 anos de idade.

Tamanho e peso médios

23 a 30 cm
2 a 3 kg

Personalidade, características e temperamento

O Pomerania é um membro da familia, extrovertido, vivaz e muito inteligente. A raça conserva a sua herança Spitz e pode revelar-se extremamente fiel e protector com a sua familia humana. Compensa o seu pequeno tamanho, com uma inteligência extraordinária e incrivel energia e destaca-se em qualquer tipo de treino de obediência.

Compatibilidade com outros animais

O Pomerania tem um carácter amistoso, mas como qualquer cão novo em casa, terá que ser cuidado aquando de fazer as apresentações aos outros animais de estimação.

Cuidados

O pêlo denso dos Pomerania não exige tanta atenção como alguma raças com este mesmo tipo de pêlo, mas ainda assim necessita de ser tosquiado com alguma regularidade. Deverá dar estes cuidados ao seu cão desde cachorro, para que aprenda a aceitá-los e a desfrutar dos mesmos.

Dono ideal

Devido à sua pequena dimensão e grande energia, o Pomerania não é adequado para famílias com crianças pequenas. Esta raça é mais apropriada para um dono que viva em apartamento e que esteja disposto a fazer exercicio regularmente.

Resultado da sua inteligência e fidelidade, o Pomerania é também um excelente companheiro para adultos. O Pomerania será um membro de familia por muitos anos e por isso será importante ter atenção no cão que eligir.